16-06-2009

Geladas em três minutos

O Campeonato Brasileiro está começando. Os amigos chegaram de surpresa. O dia esquentou e nada melhor do que uma bebida gelada. Abrimos a geladeira e… nada?!

Calma, ninguém irá passar vontade. Existem métodos – simples – para gelar sua lata que não dão trabalho e, melhor ainda, em pouco tempo. A dica vem de um especialista: o professor Claudio Furukawa, do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). Utilizando a Ciência, ele explica as melhores técnicas, principalmente o que podemos fazer em casa sem brincar de cientista maluco.

Nessas horas, o primeiro impulso é colocar as latas no freezer ou congelador e esperar. “Por conta da superfície de contato, esse processo leva pelo menos uma hora”, explica Furukawa. “Se esta for a opção no momento, tente ao menos cobri-las com cubos de gelo, pois o líquido mais quente tenderá a subir e com esta técnica, ele circulará dentro do recipiente, diminuindo o tempo de refrigeração”.

Mas nós temos urgência, queremos mesmo é bebida geladinha descendo pela garganta. “Como físico, posso recomendar métodos extremos, como nitrogênio líquido ou um extintor de CO2. Ambos gelarão as latinhas em menos de um minuto!”, informa o professor. Isso nos interessa quanto à sede, pena que as dificuldades para obtenção desses subterfúgios e os custos sejam inviáveis. Um litro de nitrogênio líquido, que gelaria até três latas, sai pela bagatela de R$ 5,00 e só é encontrado em fornecedores específicos. Já o extintor passa da casa de R$ 200,00 e funcionaria para até 10 preciosas latas.

Certo, voltamos para os métodos tradicionais. Segundo o professor, “gelo e um pouco dágua num isopor é melhor do que o congelador ou o freezer. O contato do alumínio sólido com o gelo e a água ajuda a ampliar a base de reação. O líquido se resfriará de maneira homogênea e, em cerca de trinta minutos, a bebida estará pronta para ser consumida”.

Agora, a melhor proposta, que pode ser reproduzida em casa, consiste em juntar gelo, água, álcool e sal. A receita é bem simples: para 10 quilos de gelo, tenha em mãos dois litros de água, um litro de álcool e dois quilos de sal. Em um isopor ou caixa térmica, coloque o gelo. Adicione a água e o álcool. Mexa. Depois adicione o sal aos poucos e misture bem. Em poucos segundos a temperatura atinge 12º Celsius negativos em média, e em 3 minutos a bebida estará no ponto para o consumo. Essa é a chamada mistura criogênica ou mistura frigorífica.

Furukawa ainda explica: “A água permite que a transferência de temperatura seja mais eficiente. O sal é um elemento higroscópico e atrai as moléculas de água, isto é, retém líquido. Adicionado à água, diminui o ponto de congelamento além do normal (zero grau) e junto com o álcool rouba calor do gelo, causando uma reação química que baixa a temperatura rapidamente”.

Assim a mistura está pronta para receber as latas. Só não se esqueça de retirar as latas da mistura logo após os 3 minutos de resfriamento. Portanto, atenção! Não há necessidade de mergulhar todas as latas de uma vez só. A mistura frigorífica é muito forte e, depois de cinco minutos, o líquido pode congelar. Agora é só convidar os amigos e apresentar a novidade! E atenção: não permita que crianças participem da preparação da mistura.

PASSO A PASSO

1. Utilize proporcionalmente os ingredientes (Para 10 quilos de gelo, dois litros de água, um litro de álcool e dois quilos de sal) 2. Coloque o gelo em uma caixa térmica ou isopor 3. Adicione a água e o álcool e misture 4. Adicione o sal aos poucos, misturando sempre 5. Coloque as latas (na medida do consumo), retirando-as após três minutos Assista ao vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bKZEJejzLv8

>> Notícias da Lata - Edição 25

Mais notícias dessa publicação: