22-12-2011

Futuro otimista

Se os resultados do ano foram considerados excelentes, a expectativa para 2012 é de que os números do setor sejam ainda melhores, retomando a curva de crescimento verificada nos últimos anos. “Nossa previsão é de um crescimento entre 7 e 8%”, avalia Rinaldo Lopes, presidente da Abralatas. Se isso ocorrer, o consumo de latas de alumínio no país pode se aproximar da casa dos 20 bilhões de unidades por ano.

Rinaldo lembra que diversos fatores limitaram o consumo em 2011, como o aumento de impostos sobre bebidas, que foi repassado para os preços, o número elevado de feriados que coincidiram com finais de semana e até mesmo o frio. Também não houve um aumento real do salário mínimo, o que afetou o consumo em geral. “Mas as perspectivas para 2012 são muitos boas, o que indica uma provável elevação nas vendas”.

Os motivos para o otimismo do setor são vários, como o fato de muitos feriados caírem em dias úteis, prolongando fins-de-semana e estimulando o consumo de bebidas. Este ano teremos quatro feriados em sextas-feiras, três em terças e dois em quintas. Além disso, o Carnaval mais cedo “prolonga” o verão e as férias.

Tem também um fator peculiar ao ano, que são as eleições municipais em todo o país. “Cada um dos 5.560 municípios terá pelo menos dois candidatos a prefeito e dezenas a vereador. Isso significa muitos eventos, o que movimenta a economia e influencia de maneira positiva o consumo”, avalia Rinaldo.

>> Notícias da Lata - Edição 41

Mais notícias dessa publicação: