Cola e religião
Criado por um empreendedor baiano, o refrigerante Leão de Judá Cola, entrou no mercado no final de 2009.
Embora o nome seja reflexo da religiosidade de seu criador, com o Leão de Judá Cola o empresário pretende conquistar consumidores de todas as crenças. O refrigerante já é comercializado por uma grande rede de supermercados de São Paulo, que responde por 30% de suas vendas.
Açaí na lata
A empresa paraense Bony Açaí lança em Setembro a versão do suco da fruta em lata. Os primeiros a experimentarem o produto serão os cariocas, paulistas e mineiros, nas versões de açaí com guaraná, banana e morango. A empresa investirá R$ 12 milhões este ano. Além de equipamentos para envase, ampliará em 50% a produção de polpas.
Brahma vestida de vermelho
Uma das principais características da lata, a possibilidade de rótulos expressivos e atraentes, motivou a nova campanha da cerveja Brahma. A nova embalagem chega agora aos pontos de vendas na cor vermelha e com novo logotipo, ambos criados pela agência de publicidade África. A mudança faz parte de uma estratégia da Brahma para que a lata tenha maior visibilidade nas prateleiras.
Latapack Ball
Foi lançada a pedra fundamental da nova fábrica de latas de Latapack-Ball em Três Rios – RJ. Jorge Bannitz (foto), diretor comercial da Latapack-Ball, afirma que unidade, a terceira da empresa no Brasil, opera atualmente com capacidade para produzir 850 milhões de latas/ano, mas alcançará nos próximos anos mais de 3 bilhões de latas/ano.
como objetivo disseminar conceitos e práticas sustentáveis. A Abralatas também apoiou o curso “Capacitação em Mercado de Carbono”, que a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) realizou no início de agosto em São Paulo.
dos supermercados, sendo mais facilmente identificada pelos consumidores.
Do gosto do consumidor
O Guaraná Jesus, um dos refrigerantes mais consumidos no Maranhão, ganhou a medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea. A campanha para escolha do novo rótulo da lata contou com a ajuda dos consumidores. Foram mais de 12 mil votos pela Internet e por SMS. O modelo vencedor lembra os azulejos coloniais portugueses de São Luís, capital do Maranhão. A campanha foi realizada no final de 2008, e desde então, as vendas do refrigerante cresceram 17%, segundo a consultoria Nielsen.
Na mesma linha, a Sprite vai convidar o consumidor a criar quatro novas identidades visuais para suas latas por meio de votação pela internet. É a ação “Refresque suas Ideias”, com inscrições até 3 de novembro. Para inspirar os candidatos, a marca lançou uma coleção de quatro latas em edição limitada, com identidades visuais assinadas por nomes de referência na arte urbana do grafite: Bruno Big, Fefê Talavera, Jotapê e Nina Moraes.
Eventos
Dois eventos importantes para o setor contam com o apoio da Abralatas: o Embala Nordeste 2010 e a ECO Business Show 2010. O primeiro evento, a 5ª Feira Internacional de Embalagens e Processos Industriais do Nordeste (Embala Nordeste 2010), será realizado em Olinda (PE), entre os dias 23 e 28 de agosto.
Já a Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade (ECO Business Show), acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo, e tem como objetivo disseminar conceitos e práticas sustentáveis. A Abralatas também apoiou o curso “Capacitação em Mercado de Carbono”, que a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) realizou no início de agosto em São Paulo.