13-06-2014

Copa das Cervejas

A Copa do Mundo FIFA de 2014 reunirá no Brasil os melhores jogadores e as 32 principais seleções do planeta. Todos representam uma nação, um sonho, um objetivo e, é claro, uma cerveja. A maior paixão nacional não poderia deixar de vir acompanhada de outra, por isso resolvemos fazer a seleção das principais cervejas dos países que disputarão a tão sonhada taça.

Seguindo o mesmo critério da divisão por grupos, escolhemos as mais populares cervejas em lata de cada nação para representar suas seleções.

Para os bons entendedores, os “comentaristas” do copo e da lata, se o critério da Copa do Mundo fosse tradição, as semifinais teriam, provavelmente, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Inglaterra. O Brasil, que iniciou produção de cerveja na segunda metade do século XIX, provavelmente ficaria de fora da busca pelo título com essas tradicionais escolas cervejeiras.

Mas como futebol se resolve em campo e cerveja se bebe fora das quatro linhas vamos, sem mais delongas, conhecer cada grupo e a “Seleção da Lata” da nossa Copa do Mundo das Cervejas.

 

GRUPO A


 

Brasil – Skol
A Skol é uma cerveja clara, com aroma refinado e sabor leve e suave.É a marca referência em eventos, jovem, ousada, irreverente e inovadora:foi a primeira cerveja em lata de alumínio do país e a pioneira no tamanho de 473ml. Por tudo isso é a líder em preferência e vendas no Brasil. Possui 4,7% de álcool.

Croácia – Ozujsko
Estilo Bohemian Pilsener tem 5% de álcool.É a líder no mercado croata de cervejas

México – Corona
Estilo Standard American Lager com 4,6% de álcool.

Camarões – Beaufort
Cerveja com sabor leve e 4,6% de álcool. Para se manter economicamente saudável, a companhia utiliza milho local ao invés de cevada importada na fabricação da cerveja.

 

GRUPO B


Espanha – Estrella Galicia
Estilo Premium American Lager e do tipo pilsen, tem 4,7% de álcool.

Holanda – Heineken
Possui versão especial de trigo, mas a principal é feita de cevada. É do estilo pilsen e tem 5% de álcool.

Chile – Cristal
Lager com 4,2% de álcool, não possui aromas frutados.

Austrália – Foster’s
Mais famosa marca australiana de cerveja. Lager leve com gosto de malte acentuado e 4,9% de álcool.

 

GRUPO C


 

Colômbia – Costeña
Estilo lager, tipo pilsen, elaborada com malte e lúpulo balanceados que lhe dão característica doce e encorpada, com deliciosas notas amargas e aromas de lúpulo muito suaves. Contém 4% de álcool.

Grécia – Alfa Hellenic
Do tipo lager, possui 5% de álcool. Embora não tenha tradição internacional, pertence ao grupo da cerveja holandesa Heineken.

Costa do Marfim – Laurentina preta
Estilo dunkel é considerada por muitos a melhor cerveja africana. Sabores de malte torrado médio, lembrando chocolate ao leite e café fraco. Tem teor alcoólico de 5%.

Japão – Kirin Ichiban Shibori
Popular entre os japoneses por seu sabor leve e alta concentração alcoólica de 5,5%.

 

GRUPO D


Uruguai – Patricia
Do estilo lager e tipo pilsen, possui espuma cremosa e consistente,caracterizando-se pelo uso de maltes e lúpulos nobres em seu processo de produção. Seu sabor apresenta um amargor fino, porém distinto e marcante.
Possui 5% de álcool.

Costa Rica – Imperial
Estilo lager é uma das cervejas mais vendidas na Costa Rica. Produzida com cereais não-maltados, possui 4,6% de álcool.

Inglaterra – London Pride
Cerveja tipo Ale Premium Clássica é suave e de sabor complexo. Possui base de malte diferenciada complementada por um rico balanço com sabores de lúpulos variedos. É bastante encorpada com um saboroso tom de frutas. Possui 4,7% de álcool.

Itália – Dreher
Uma das mais vendidas na Itália, a lager tem 4,7% de álcool e cor amarelo ouro. O amargor é baixo e seco, não possui aroma e gostos complexos.

 

GRUPO E


Suíça – Feldschlösschen premium
Do estilo lager e do tipo pilsen é clássica e refrescante, bem equilibrada e brilha uma coloração loira clara. Possui notas de lúpulo delicadamente amargas e um aprazível sabor. Possui 4,8% de álcool.

Equador – Club Premium
Cerveja clara do estilo lager e do tipo pilsen, com teor alcoólico de 4,4%. É a primeira cerveja premium do Equador.

França – Kronenbourg 1664
A famosa cerveja francesa ganhou, em 2004,prêmio de melhor cerveja do mundo no “Brewing Industry International Awards”. Pilsen do tipo lager, possui 5% de álcool.

Honduras – Barena
Cerveja pilsen de sabor balanceado. Teor alcoólico de 4,6%.

 

GRUPO F


Argentina – Quilmes
Do tipo lager e com coloração clara, tem 4,9% de álcool.

Bósnia Herzegóvina – Jelen
Do tipo lager, pesada e fortemente amarga, é a cerveja mais vendida no país.

Irã – Delster
A Behnoushiran é uma cervejaria pioneira no Irã, mas após a revolução iraniana em 1979 eles foram obrigados a produzi-la sem álcool.

Nigéria – Legend
Marca nacional e popular, possui 7% de álcool.

 

GRUPO G


Alemanha – Erdinger Weissbräu
Cerveja de trigo premium com levedura fina e tradicional maturação. É uma cerveja leve, viva, muito aromática e refrescante, de sabor incomparável, clássica entre as cervejas de trigo. Possui 5,3% de álcool

Portugal – Sagres
Cerveja pilsen de cor dourada, medianamente encorpada e com leve amargor. Possui 5% de teor alcoolico.

Gana – Star
Do tipo pilsen é fabricada a partir de milho e malte de sorgo. Tem 5% de álcool.

Estados Unidos – Budweiser
A Bud, como é carinhosamente chamada, é a cerveja mais vendida do mundo desde 1957. Do tipo lager, tem 4,9% de álcool.

 

GRUPO H


Coréia do Sul – Hite Beer
É do tipo pilsen, tem coloração amarelo ouro e apresenta 4,5% de álcool.

Bélgica – Stella Artois
Cerveja premium de sabor balanceado e marcante. A cevada é importada e considerada a melhor do mundo. O lúpulo, do tipo Saazner, vem da República Tcheca e, da Bélgica, vem a levedura. Possui 5,2% de álcool.

Rússia – Bajitnka
De cor caramelo escuro e sabor de malte macio com alguma amargura, a bebida apresenta algumas peculiaridades, como o uso de grande quantidade de açúcar não fermentável, o que dá à cerveja sabor adocicado e influencia na formação de espuma. Possui 5,2% de álcool.

rgélia – Tango
Líder de vendas no país, a cerveja do tipo pilsen pertence ao grupo holandês da Heineken. Possui teor alcoólico de 4,7%.

>> Notícias da Lata - Edição 55

Mais notícias dessa publicação: