13-06-2014

Coleta na Copa

Abralatas apoia catadores de Natal durante o mundial

Quando a bola rolar nos gramados brasileiros, outras coisas estarão em jogo, além do título mundial de futebol. Em Natal (RN), por exemplo, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) já se prepara para um aumento significativo no volume coletado de latas de alumínio para bebidas, o que vai garantir um adicional na remuneração mensal. Além da quantidade de turistas brasileiros e estrangeiros que prometem aquecer a economia da capital do Rio Grande do Norte, também haverá a FIFA Fan Fest, festividade realizada em todas as cidades-sede do mundial. Segundo estimativas da prefeitura, cerca de 20 mil pessoas passarão por dia no evento que será realizado próximo à Fortaleza dos Reis Magos, na Praia do Forte.

Mas para o representante do MNCR em Natal, Severino Lima (foto), o público presente na FIFA Fan Fest será bem maior. E este otimismo pode ser comprovado pelo aumento de quase 40% no número de catadores de materiais recicláveis. Atualmente a cooperativa emprega 138 catadores e já estão sendo contratados mais 50 para a Copa do Mundo. “Já começamos a contratar antes mesmo de os jogos começarem. Queremos que os novos colaboradores já se entrosem com a nossa equipe que trabalha unida como uma família”, declarou Severino Lima.

Para dar suporte a todo esse batalhão de quase 200 catadores que trabalharão durante a Copa, em especial na FIFA Fan Fest, a Abralatas já firmou compromisso de apoiar esses trabalhadores. “Além da parte esportiva e das celebrações nos eventos que acontecem no país, não podemos esquecer daqueles que garantem a limpeza e a correta destinação dos resíduos gerados nessas atividades”, afirmou o diretor executivo da Abralatas, Renault Castro.

A Abralatas já apoia os catadores de Natal em outros importantes eventos da cidade, como o carnaval fora de época (Carnatal) que ocorre todos os anos no mês de dezembro. “Esse apoio é fundamental. A Abralatas nos enxerga e nos reconhece como trabalhadores e não como coitadinhos. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria”, reconheceu Severino Lima.

A cooperativa, que atualmente conta com o apoio de três caminhões cedidos pela prefeitura de Natal, receberá para a Copa mais três veículos, sendo dois da prefeitura e outro de uma parceria com o Banco do Brasil.

>> Notícias da Lata - Edição 55

Mais notícias dessa publicação: