24-08-2018

Consumidor quer ser sustentável

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Pesquisa lançada recentemente pelo Instituto Akatu fez um panorama do consumo consciente no Brasil. A boa notícia é que aumentou o número de pessoas que buscam hábitos mais sustentáveis. De 2012 para cá, o índice passou de 32% para 38% da população.

A má notícia é que o consumidor encontra muitas barreiras para elevar ainda mais esse índice. A principal delas é a necessidade de esforço, como “pagar mais caro”, “exigir mudanças nos hábitos familiares” e “dificuldades para encontrar o produto”, entre outros.

A pesquisa também detectou gatilhos que estimulam a adoção de hábitos mais sustentáveis. Entre os principais estão atitudes ligadas às próprias empresas, como combater o trabalho infantil, tratar funcionários sem discriminação, incluir pessoas com deficiência, contribuir para o bem-estar da comunidade e oferecer boas condições de trabalho.

Para o presidente do Akatu, Hélio Mattar, o momento é de recrutar pessoas em nível iniciante para trilhar o caminho do consumo sustentável. Ele diz que as empresas ainda falam com uma minoria. “A maior parte é de consumidores indiferentes ou iniciantes. Quem quiser ampliar mercado tem de ter boas práticas empresariais e divulgá-las consistentemente”, afirma.

>> Notícias da Lata - Edição 80

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