13-09-2007

Hexacampeão

Brasil mantém liderança mundial na reciclagem de latas de alumínio

Pelo sexto ano consecutivo, o Brasil lidera o ranking mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Foram 139,1 mil toneladas de latinhas coletadas e transformadas novamente em latas em 2006, o que corresponde a 10,3 bilhões de unidade ou 94,4% do total comercializado no mercado interno. O hexacampeonato mundial foi anunciado pelo diretor executivo da Abralatas, Renault Castro e pelo coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), José Roberto Giosa.

“É um índice que valoriza ainda mais a latinha entre as embalagens disponíveis no mercado. Hoje o consumidor começa a privilegiar os produtos que causam menor impacto ambiental. Isso reflete na indústria de bebidas que passará a priorizar as embalagens mais ecológicas. E a lata de alumínio revela este diferencial”, afirmou Renault Castro.

Responsável pelas primeiras campanhas de reciclagem de latinhas no país, no início dos anos 90, José Roberto Giosa destacou a importância social e econômica do setor de reciclagem. “Em 2006, o setor movimentou 1,7 bilhão na economia, sendo 541 milhões injetados diretamente na coleta de latas de alumínio, o que significa 1,6 milhão de salários mínimos”.

A reciclagem de latas gera 3.300 empregos diretos no país. São 44 empresas recicladoras (fundições) e aproximadamente 2.100 empresas envolvidas na cadeia de reciclagem. “Se o setor fosse uma empresa, estaria entre as 500 maiores do Brasil”, comparou Giosa.

 

>> Notícias da Lata - Edição 15

Mais notícias dessa publicação: