23-02-2010

Empresas investem na criação de rótulos temáticos

Os fabricantes de latas de alumínio para bebidas estão investindo em novas linhas de montagem para criação de formatos diferenciados para as latas, na busca da criação de rótulos inovadores e estratégicos do ponto de vista do marketing dos seus clientes. Só nos últimos dois anos foram investidos quase US$ 300 milhões na construção de novas plantas e expansão de linhas de montagem.

No ano passado, a Rexam desenvolveu dez novos rótulos temáticos, especialmente para o Carnaval, a pedido de clientes como Skol, Antarctica e Nova Schin, além da cachaça Pitú. As latas foram fabricadas em tamanhos diferenciados: 350 ml e 473 ml, o chamado latão. Isto contribuiu para que, em 2009, a produção de rótulos promocionais representasse 55% do mercado brasileiro, contra uma participação de 45% em 2008.

Para o diretor comercial da Rexam, Renato Estevão, o aumento na procura por latas com rótulos temáticos se deve à decisão de inúmeras empresas em divulgar eventos temáticos como, por exemplo, o próprio Carnaval, Natal e festas regionais, especialmente do Centro-Oeste e Nordeste, como os rodeios e as festas de São João. “Essas são as épocas do ano em que os clientes mais procuram pelos serviços da Rexam. Além de desenvolvermos latas com rótulos alusivos a algumas datas, também criamos produtos diferenciados quando os clientes pretendem promover as suas próprias marcas”, explica Estevão.

Outro fator que facilitou a entrada de novos rótulos no mercado de latas de alumínio foram os investimentos em tecnologia, que permitiram dar maior qualidade de impressão. De acordo com Renault Castro, diretor executivo da Abralatas, tem havido notável evolução nas técnicas de impressão, incluindo as que permitem dotar os rótulos de imagens em alta definição e de efeitos especiais como, por exemplo, o uso de tintas que reagem à chamada luz negra. “O aumento na procura por rótulos temáticos comprova a preocupação, cada vez maior de empresas, em utilizar as latas como canal de comunicação entre elas e seus consumidores”, ratifica Renato Estevão.

>> Notícias da Lata - Edição 30

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