05-06-2008

Em Minas, Vale Água

O governador de Minas Gerais Aécio Neves lançou, em maio, uma nova etapa do programa Vale Água, que passará a beneficiar cerca de 80 mil moradores. Eles poderão trocar garrafas PET e latas de alumínio por descontos na conta de água e de esgoto. Os moradores que procurarem o posto da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) receberão um desconto de R$ 0,45 a cada quilo de garrafas PET e de R$ 3,12 para cada quilo de latas de alumínio, valor compatível com o praticado pelo mercado. O governador destacou a importância social e ambiental do projeto: “Estamos impedindo que esse material vá para o fundo dos vales e dos rios, enfim, polua o meio ambiente”, destacou.

Para promover o aproveitamento do material, a Copasa assinou convênio com a Cataunidos – cooperativa formada por nove Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de vários municípios de Minas Gerais. A Cataunidos vai comprar o material e a expansão do programa depende da negociação com outros compradores.

O desconto será efetivado na próxima conta do cidadão e poderá ser acumulado para outros meses. Qualquer morador pode participar do programa, independentemente do tipo de imóvel (residencial ou comercial, igrejas, associações etc). Não há limite para a troca. “Vai ter gente aí que vai deixar de pagar a sua conta da Copasa e vai acumular créditos para o próximo mês. Então, é uma parceria inteligente”, definiu o governador durante entrevista.

>> Notícias da Lata - Edição 19

Mais notícias dessa publicação: