10-04-2006

Atletas ganham apoio da Abralatas

Com o apoio da Abralatas, uma nova dupla de vôlei de praia começa a brilhar. São as cariocas Nathaly e Ellen Cristina, que conquistaram, no ano passado, o segundo lugar no Campeonato Brasileiro Sub-19, realizado em Fortaleza, e a quinta posição no Campeonato Mundial Sub -19, disputado em Saint Quay Portrieux, na França.

Sob a orientação da ex-jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol, Lenice Peluso, as jovens atletas conciliam os treinos diários com as aulas do curso de Educação Física, além de um programa de musculação e acompanhamento psicológico.

Nathaly e Ellen começaram a carreira no vôlei de quadra e migraram para o vôlei de praia. De acordo com Peluso, elas se destacaram nas competições do ano passado e conquistaram também a segunda colocação nos campeonatos cariocas Sub-19 e Sub-21. Assim, garantiram o segundo lugar geral no ranking da categoria da Federação Brasileira de Voleibol.

Orgulhosa, a técnica ressalta que ambas as jovens possuem uma história de garra e superação. Segundo Peluso, as duas estão provando que podem conseguir muito através do vôlei, alcançando um grande desenvolvimento não só nas arenas, mas também na escola. Ela aponta a escolha do curso de Educação Física e a dedicação aos estudos como resultados diretos do interesse pelo voleibol.

Peluso revela que, em uma avaliação médica realizada nas atletas, constatou-se que ambas possuíam deficiências de vitaminas no organismo. Ela conta que, invariavelmente, as atletas conseguem melhor desempenho em competições fora do Rio de Janeiro, pois, hospedadas em hotéis, desfrutam de uma alimentação variada, rica e regular, diferentemente do que ocorre no dia-a-dia.

Em função desse quadro de dificuldades, a técnica destaca a importância de apoios, como o proporcionado pela Abralatas, no desenvolvimento do potencial de atletas como Nathaly e Ellen, possibilitando que elas dêem seqüência aos treinamentos. “Elas são de origem humilde e encontraram no esporte um caminho para superar as dificuldades pessoais e sociais”, afirma Peluso. Peluso lembra, ainda, que tão significativo quanto o apoio da Abralatas é o exemplo para que outras entidades e empresas também patrocinem atletas brasileiros.

>> Notícias da Lata - Edição 7

Mais notícias dessa publicação: