27-08-2015

Bola cheia

Venda de latas cai em relação a ano de Copa do Mundo de Futebol, mas embalagem se consolida no mercado de cerveja

Tendo uma base de comparação alta, a venda de latas para bebidas sofreu uma queda significativa no primeiro semestre de 2015 em relação ao verificado no ano passado, constatou a Abralatas. Foram vendidas 10,9 bilhões de latinhas entre janeiro e junho, um número 14% superior ao de 2013, mas 5,7% inferior ao registrado em 2014.

Para Renault Castro, presidente executivo da Abralatas, os números da economia não são muito animadores para 2015, devendo afetar também o setor de embalagens para bebidas. “Houve uma forte retração no consumo em geral e o cenário econômico não colabora, especialmente com o aumento de demissões, o que afetará também o consumo. Nossa expectativa de crescimento de um dígito baixo em 2015 está cada vez mais ameaçada”, afirmou.

Um dado, entretanto, chama a atenção, o aumento da participação da lata no mercado de cerveja, registrado pelo Sistema de Controle e Produção de Bebidas (Sicobe) da Receita Federal, mesmo com queda na venda da bebida. “Isso mostra que o brasileiro está procurando mais a lata que outras embalagens, independente de seu poder aquisitivo e do impacto da economia no seu bolso. A lata está mais consolidada no mercado e os envasadores já perceberam isso”, destaca Renault Castro.

Outro ponto interessante que reforça essa análise, disse o presidente executivo da Abralatas, é que as vendas da embalagem foram muito elevadas no primeiro semestre de 2014 por causa da Copa do Mundo de Futebol e, neste ano, sem um evento desse porte no Brasil, a lata ampliou sua participação no mercado de cerveja. “A venda de latas não depende tanto de eventos, como se acreditava. A embalagem caiu definitivamente no gosto do brasileiro em diversas situações de consumo.”

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Balanço negativo

A produção de cerveja em lata no Brasil fechou o primeiro semestre com uma queda de 4,4% em relação ao verificado no mesmo período de 2014, com o envasamento de 2,9 bilhões de litros. Considerando todas as embalagens, a produção de cerveja caiu 6,9% no período. Os números do Sicobe mostram, entretanto, que a participação da latinha no mercado de cerveja subiu 0,7 ponto percentual, atingindo 46,1% da produção total da bebida no primeiro semestre de 2015.

Também no mercado de refrigerantes, aponta o Sicobe, a queda da produção da bebida em lata foi de 5,5% no primeiro semestre do ano. Mas a participação da embalagem nesse mercado manteve-se estável em 10,1%, com o envasamento de 700 milhões de litros da bebida.

 

>> Notícias da Lata - Edição 62

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