27-08-2015

Artesanais enlatadas

Microcervejarias americanas adotam a lata para proteger o sabor de sua produção artesanal, que chega a quase dois mil rótulos

As vantagens da lata de alumínio sobre outras embalagens estão modificando bruscamente o mercado de cervejas artesanais nos Estados Unidos. Segundo a Aluminum Association, nos últimos cinco anos a participação da lata no mercado de cerveja americano cresceu cinco pontos percentuais (de 50 para 55%).

O fenômeno foi identificado pelo site americano CraftCans.com como uma “revolução da cerveja enlatada”. De acordo com o veículo, especializado em cervejas artesanais, já existem mais de 500 microcervejarias americanas produzindo 97 tipos diferentes da bebida, somando cerca de duas mil cervejas artesanais em lata.

Surgiu até um novo negócio para atender às microcervejarias que não têm ainda condições de envasar seus produtos em lata. Foram criadas empresas que levam, em caminhões e vans, equipamentos e maquinário adequado ao envasamento. Há várias “enlatadoras móveis” (foto) circulando pelos pequenos produtores americanos de cerveja artesanal, que acabam ganhando, inclusive, espaço em suas instalações para ampliar a produção.

A principal vantagem da cerveja em lata é a proteção ao sabor da bebida. Como explica a sommelier de cervejas Tatiana Spogis (foto), “as latas são totalmente opacas e impedem a incidência de luz (solar ou artificial), que oxida a cerveja, alterando sua cor e sabor”. Sem entrada de luz e de ar (a vedação é maior), preserva-se por mais tempo o gosto original da bebida.

Mas há outras vantagens, que estão sendo descobertas pelos produtores americanos de cervejas artesanais. Mais leve e fácil de transportar que outras embalagens, a lata é também mais segura, não quebra. Na comparação com outras embalagens, a lata ganha também em conveniência para o consumidor, que pode degustar o sabor da bebida em atividades ao ar livre ou em festas com mais comodidade e elegância. Sem contar que, envasada em lata, a cerveja gela mais rápido e ajuda o meio ambiente no momento do descarte.

Tatiana_Spogis

Em 2012, o portal americano The Huffington Post realizou um teste cego com quatro diferentes marcas de cerveja, para avaliar a preferência de 25 provadores. Qual seria melhor: a cerveja em lata ou em garrafa. Sem saber que cerveja estavam tomando, nem a marca nem a embalagem, os provadores acabaram optando na maioria das vezes pela bebida envasada em lata. O curioso é que, na média, 54% deles identificaram corretamente que estavam degustando uma cerveja em lata. Ao preferir a embalagem, mostram que o preconceito é coisa do passado.

>> Notícias da Lata - Edição 62

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