28-02-2013

Soluções inovadoras

Quarta edição do Ciclo de Debates Abralatas valoriza estudos que melhoram a capacitação dos catadores de materiais recicláveis e que apontem impacto ambiental de embalagens

Chegou a hora de ampliar a participação de pesquisadores e estudantes acadêmicos no contato com cooperativas de catadores e com o setor de bebidas e embalagens, buscando soluções engenhosas e inovadoras. É o que propõe o Ciclo de Debates Abralatas 2013, uma das atividades que serão desenvolvidas nas comemorações de 10 anos da entidade.

Os encontros deste ano serão realizados no segundo semestre nas cidades de Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR e Fortaleza-CE. O objetivo da Abralatas é estimular estudos, pesquisas e propostas desenvolvidas nas universidades brasileiras, para melhorar as condições de trabalho nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Também serão analisados estudos que avaliam o impacto ambiental das embalagens.

“Nos ciclos dos anos anteriores levamos a discussão da reciclagem, do trabalho dos catadores e da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao Ministério Público, indústria e ao Executivo. Agora, queremos incluir as universidades, os pesquisadores nesse debate. Acredito que a colaboração que eles podem dar vai beneficiar os trabalhadores do setor, garantindo competitividade na venda da sucata, além de despertar para a sociedade o impacto ambiental das embalagens”, analisa Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

Esta será a quarta edição do evento, promovido pela Abralatas desde 2010. O objetivo do Ciclo de Debates é trazer à discussão temas que possam estimular a produção sustentável. Um dos caminhos escolhidos foi aproximar as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de outros setores. Nas primeiras edições, por exemplo, o Ciclo reuniu representantes do Ministério Público, da indústria de bebidas, do alumínio, recicladores. No ano passado, participaram candidatos a prefeitos de quatro capitais (Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE, Manaus-AM e Porto Alegre-RS), que puderam apresentar à sociedade suas propostas para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em seus municípios.

>> Notícias da Lata - Edição 48

Mais notícias dessa publicação: