30-03-2005

O marketing por trás das latas

É impossível imaginar o dia a dia do consumidor brasileiro sem a presença das latinhas de alumínio. Com suas inúmeras vantagens, elas já dominam aproximadamente 30% do mercado de cerveja e quase 10% do mercado de refrigerantes. E o avanço sobre os outros segmentos, como, por exemplo, sucos prontos, aguardentes e drinques alcoólicos, está aumentando numa velocidade impressionante.

Grande parte deste sucesso deve-se às vantagens imbatíveis que a embalagem oferece aos profissionais de marketing. “O consumidor vê a lata de alumínio como uma embalagem prática e moderna, que pode ser utilizada em qualquer lugar e a qualquer momento, bem de acordo com o ritmo de vida atual”, explica Paulo Dias,gerente de Desenvolvimento de Vendas da Rexam BCSA.

“E além destas características, que já são um marketing natural, a lata permite uma grande variedade de promoções. Fizemos várias ações de sucesso: utilizamos anéis coloridos nas tampas, lançamos novos produtos e realizamos promoções do tipo “juntou/trocou” por prêmios. Recentemente, desenvolvemos em parceria com a Coca-Cola uma forma de inserir a embalagem nas promoções do tipo “achou/ganhou”, em campanhas da Coca-Cola Light, Coca-Cola Light Lemon e Fanta, com o novo recurso da impressão interna no fundo das latas”, conta Paulo.

Para o gerente de Logística Integrada da Crown Embalagens, Altair Frulane, não existe embalagem mais versátil. “A lata permite a impressão de rótulos promocionais, como os que desenvolvemos para a Pepsi na época do lançamento do filme “Star Wars”. Vários personagens da história foram retratados em rótulos de latinhas exclusivas e a ação foi um grande sucesso”, explica. A qualidade e a precisão da impressão nas latas é um grande diferencial destacado por Altair. “Nos sucos da Del Valle, por exemplo, ao ver a imagem estampada o consumidor tem a sensação de que está comprando a própria fruta dentro da lata”.

O futuro é promissor. “Estamos pensando em utilizar o anel para fazer novas ações e criar anéis promocionais com estampagens diferenciadas”, adianta o gerente da Crown Embalagens. Também a Rexam BCSA está desenvolvendo vários projetos de marketing no Brasil, EUA e Europa, para “laçar” novos clientes. “Não posso entrar em maiores detalhes pois essas ações estão sendo conduzidas em parceria com nossos clientes. No entanto,adianto que são novidades que vão dar uma mexida no mercado”, conta Paulo Dias,num comentário de puro marketing.

>> Notícias da Lata - Edição 4

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