21-12-2018

Reciclagem da latinha injetou R$ 1,2 bilhão na economia

reciclagem_da_latinha

O elevado índice de reciclagem das latas de alumínio para bebidas revela não só a eficiência do seu processo de reciclagem no país, mas também evidencia os benefícios dessa prática sustentável. Na área social, as vantagens dessa atividade aparecem na geração de empregos e renda para diversas atividades econômicas, como a dos catadores de materiais recicláveis.

Somente na etapa da coleta da latinha, R$ 1,2 bilhão foram injetados diretamente na economia brasileira em 2017. O montante corresponde a 1,2 milhão de salários mínimos ou a remuneração de um salário mínimo por mês para a população de uma cidade com cerca de 100 mil habitantes. Se a coleta de latas fosse a atividade de uma única empresa, essa companhia estaria entre as 500 maiores do Brasil, de acordo com o ranking da publicação “Valor 1000 – Maiores Empresas – Valor Econômico”, de 2017.

 

VANTAGENS AMBIENTAIS

A análise do ciclo de vida da lata aponta que a reciclagem reduz em 95% a emissão de gases de efeito estufa, colaborando para a queda dos níveis de poluição ambiental, com reflexos positivos também para a economia. Relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), indica que a exposição à poluição do ar provoca 7 milhões de mortes em todo o mundo por ano e custa cerca de 5,11 trilhões de dólares em perdas de bem-estar no mundo. Estima-se que, nos 15 países que mais emitem gases de efeito estufa, os impactos da poluição do ar na saúde custem mais de 4% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

Estudos do setor de alumínio mostram ainda que a reciclagem da latinha de alumínio consome apenas 5% da energia que seria utilizada na produção da mesma quantidade de alumínio primário. A economia de energia em 2017 foi equivalente a 1% do total consumido em todo o Brasil durante o ano (4.500 GWh), o suficiente, por exemplo, para atender ao consumo residencial anual de todo o Estado de Goiás.

Outra vantagem ambiental da reciclagem da lata de alumínio, destacaram os representantes da Abralatas e da Abal, é relacionada ao impacto evitado com a extração da bauxita, mineral que dá origem ao alumínio industrial. Para cada quilo de latinha reciclada, evita-se a extração de cinco quilos do mineral.

>> Notícias da Lata - Edição 82

Mais notícias dessa publicação: