22-06-2015

Proibido para menores

Projeto da CervBrasil orienta garçons e pais sobre consumo responsável de bebida alcoólica

A criação de cartilhas para incentivar o diálogo sobre bebida alcoólica entre pais e filhos é uma das ações que está sendo desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) no projeto Cidade Responsável, que também oferece dicas para garçons sobre como servir bebidas alcoólicas de forma responsável, evitando o consumo por menores de 18 anos. “Buscamos capacitar multiplicadores que possam disseminar a consciência de que bebida alcoólica não é para menor de 18 anos”, explica o diretor executivo da instituição, Paulo Petroni (imagem).

O projeto, implantado inicialmente em Fernandópolis, interior de São Paulo, chega agora pela primeira vez em uma cidade com população superior a um milhão de habitantes (São Bernardo do Campo/SP). Em Fernandópolis, estudantes e professores tiveram projetos premiados no concurso “Fernandópolis Cidade Responsável”. Em São Bernardo do Campo o programa será implantado durante o ano de 2015 e terá como pilares as atuações junto às escolas, redes de saúde, pontos de venda de bebidas, eventos e comunidades sociais.

Paulo_Petroni

Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil

Entre as ações previstas estão a divulgação da campanha “Beber Só se For Legal” e a distribuição de materiais educativos em pontos de venda de bebidas. Além da capacitação de professores, agentes de saúde, garçons, proprietários de bares e restaurantes, representantes de ONGs, assistentes sociais e técnicos das áreas de esporte e cultura. “O programa é perene e busca o apoio da sociedade e do poder público de cada cidade para que, após as ações iniciais de estímulo, possa ser criada uma política pública de conscientização sobre o tema”, enfatiza o executivo.

As legislações que proíbem o consumo não moderado e a menores de 18 anos recebem o apoio da CervBrasil. Em maio, foi realizado em São Bernardo do Campo um ato de apoio à legislação que criminaliza a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, com a presença do autor do projeto que deu origem à Lei nº 13.106/15, senador Humberto Costa (PT/PE), e do diretor executivo da instituição, Paulo Petroni.

Essa ação também faz parte do programa Cidade Responsável criado para inserir a prevenção do consumo de álcool por menores de idade nas discussões promovidas junto ao poder público e à sociedade civil organizada. O projeto percorre cidades com ações de capacitação profissional, orientação às famílias e estímulo aos trabalhos já desenvolvidos pelas prefeituras e organizações sociais de cada localidade.

Educar o consumidor sobre o consumo moderado, a proibição do consumo ao dirigir e a restrição total do consumo de menores de 18 anos é prioridade na atuação da CervBrasil.

>> Notícias da Lata - Edição 61

Mais notícias dessa publicação: