18-03-2019

Mais espaço

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Consumo de latas de alumínio cresce 8,5% em 2018 e amplia participação no mercado de cerveja

Cada vez mais atraentes e adaptadas a momentos de consumo, as latas de alumínio para bebidas conquistaram ainda mais espaço na mesa dos brasileiros. Números divulgados pela Abralatas indicam crescimento de 8,5% nas vendas em 2018, um índice quatro vezes maior que o estimado pelos produtores de cerveja e sete vezes maior quando comparado ao Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado. Ao todo, foram 26 bilhões de unidades vendidas pelos associados da Abralatas – Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens. Os números registram um recorde para o setor, com previsão de mais crescimento em 2019.

Além de ter sido um ano de Copa do Mundo, tradicionalmente marcado por comemorações e maior consumo de bebidas frias, o aumento nas vendas se explica também pela ampliação no mercado de cerveja – a maior parte envasada hoje em latinhas –, e pelo fato de muitos fabricantes de bebidas optarem pela lata de alumínio em detrimento do vidro e do plástico, por exemplo.

 

RENAULT CASTRO Presidente Executivo da Abralatas

RENAULT CASTRO
Presidente Executivo da Abralatas

“Houve substituição das embalagens de vidro, long neck e vidro retornável, pelas latas de alumínio em vários segmentos. Isso explica em grande parte esse crescimento do nosso setor, uma vez que o mercado de bebidas não apresentou resultado semelhante em 2018”, explica Renault Castro, presidente executivo da Abralatas. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja (Sindicerv), que reúne empresas responsáveis por 80% da produção de cerveja no país, o aumento estimado para o setor em 2018 é de cerca de 2%.

Outro fator que alavancou as vendas da latinha foi o crescimento exponencial do setor de cervejas artesanais. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 2018 registrou o surgimento de 210 novas fábricas dessa bebida. Isso significa que, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas. Em busca da preservação do sabor da bebida, muitos estão apostando no envasamento em latinhas.

O ano encerrou com um total de 889 fábricas em todo o país, aumento de cerca de 23% em relação a 2017. De acordo com a U.S. Aluminum Association, em 2002, apenas uma cervejaria artesanal na América do Norte utilizava latas de alumínio. Hoje, mais de 500 cervejarias produzem 2 mil variedades de cervejas em latas naquele continente.

 

CARLOS PIRES Presidente da Ball

CARLOS PIRES
Presidente da Ball

Carlos Eduardo Pires, presidente da Ball na América do Sul, explica que o crescimento no setor de latas se deve também à expansão no mercado de bebidas prontas como vodca e chá. “Ambas as categorias também apresentaram crescimento no mercado de latas. A Ball, atenta à realidade e necessidades do mercado e de seus clientes, tem desenvolvido um amplo trabalho focado em tecnologias de impressão que permitam velocidade para volumes menores e formatos variados de latas, que abrem espaço para o posicionamento dessas novas categorias de produtos”, explica Pires.

 

WILMAR ARINELLI Presidente da Crown Embalagens

WILMAR ARINELLI
Presidente da Crown Embalagens

 

 

O presidente da Crown Embalagens, Wilmar Arinelli, atribui ainda os bons resultados do setor a grandes eventos como a Copa do Mundo e as Eleições. “Além disso, a lata de alumínio vem sendo utilizada cada vez mais pelos produtores de chás, energéticos, sucos, água de coco etc.”, conclui.

 

 

 

PAULO DIAS Presidente da CanPack Brasil

PAULO DIAS
Presidente da CanPack Brasil

Para Paulo Dias, presidente da CanPack Brasil, os resultados foram melhores do que o esperado. Ele lembra que a empresa investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil desde 2015. “Foi um investimento significativo, visando atender ao potencial de crescimento do mercado brasileiro. Depois de 2017 e 2018, vimos que foi uma sábia decisão, tomada no momento certo”, avalia.

 

Já a Ardagh, em 2018, consolidou sua posição no mercado brasileiro ao inaugurar sua primeira fábrica de tampas para latinhas, localizada em Manaus (AM). A unidade torna a empresa autossuficiente em relação à sua produção de tampas para complementar as latas produzidas nas suas unidades em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA).

 

JORGE BANNITZ Presidente da Ardagh

JORGE BANNITZ
Presidente da Ardagh

 

O presidente da empresa, Jorge Bannitz, conta que a nova unidade abriga equipamentos de produção de última geração. “A capacidade inicial de 4 bilhões de tampas por ano chegará, em julho de 2019, a 5,4 bilhões, em atendimento à crescente demanda do mercado brasileiro”, comenta.

 

 

 

 


 

Embalagens modernas

realidade_aumentada_coca_cola_02A lata é sem dúvida uma excelente opção de embalagem para o mercado de bebidas, pois oferece múltiplos tamanhos, diversas opções de cores e efeitos especiais de impressão, preserva o sabor, protege o produto da ação da luz, gela mais rápido, além de ser altamente reciclável. “Seu crescimento é reflexo do reconhecimento desses atributos pelo consumidor”, explica o executivo da Abralatas.

Renault acrescenta que existe uma demanda por produtos diferenciados, e a lata acompanha o processo de modernização da indústria, ao contrário de outros tipos de embalagens, que mantiveram, de uma forma geral, um perfil clássico ao longo de suas histórias.

“Apesar de estar há cerca de 60 anos no mercado mundial, a lata sempre foi vista como uma embalagem moderna. Está em constante evolução”, destaca o presidente da Abralatas ao lembrar que os novos formatos entram no mercado para atender à demanda dos fabricantes. Exemplo recente desse processo é o lançamento da lata X-Sleek 410 ml, formato exclusivo sul-americano lançado pela Ball.

realidade_aumentada_coca_cola_01A lata também passou a ser vista como uma excelente oportunidade de envase para a exposição de marcas dos clientes, sendo uma opção muito versátil para campanhas promocionais. As possibilidades de tecnologia de impressão fazem com que essa embalagem seja um excelente canal de comunicação das marcas, já que os rótulos ganham mais expressão artística e podem receber recursos como realidade aumentada, leitura de QR Code, tinta UV que brilha no escuro ou termocrômica, que muda de cor quando a bebida está gelada.

 

 

 

>> Notícias da Lata - Edição 83

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