18-03-2019

Expectativa para 2019

shutterstock_191940950

Enquanto o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 é estimado na casa dos 2%, o aumento nas vendas de latas de alumínio para bebidas, segundo expectativa da Abralatas, ficará na faixa dos 5%, similar ao crescimento no consumo de cerveja, como estima o sindicato do setor.

Os fabricantes de latinhas já se prepararam para o aumento da demanda e das exigências do mercado por novidade. A CanPack Brasil, por exemplo, informa que há em sua sede, na Polônia, um departamento que trabalha constantemente na busca por inovações. “Nesse momento, há vários projetos sendo testados e lançados na Europa. Nosso objetivo é trazer todas essas inovações e melhorias para o mercado brasileiro, sempre em parceria com nossos clientes”, explica o presidente da empresa, Paulo Dias. Ele também ressalta que o principal objetivo para 2019 é estabilizar as linhas de produção para garantir o pleno atendimento da demanda dos seus clientes.

O presidente da Crown Embalagens, Wilmar Arinelli, também tem boas previsões. “Esperamos uma melhor performance da economia com crescimento de consumo. Sem dúvida, o mercado de bebidas deve seguir essa mesma tendência e continuar puxando o crescimento da lata de alumínio. Para atender a essa crescente demanda, a Crown decidiu investir em uma nova fábrica na região Centro-Oeste do país, que iniciará produção no final deste ano.”

A Ball espera colher os frutos da estratégia seguida em 2018, que mostrou a lata como a embalagem mais sustentável do planeta. O presidente da empresa, Carlos Eduardo Pires, diz que a expectativa é de um crescimento alinhado com 2018. “Em 2019, o foco da Ball estará em consolidar investimentos que foram realizados, em especial no nosso mercado latino-americano”, afirma.

Para 2019, o presidente da Ardagh, Jorge Bannitz, acredita que o Brasil seguirá com a tendência de crescimento da demanda por bebidas em lata, que após um período de crise política e econômica, voltou a crescer em 2018. As vantagens dessa embalagem a transformaram na alternativa mais eficaz por um produto sustentável e conveniente para os hábitos de consumo modernos. “Estamos preparados para atender este desafiador mercado, que deverá demandar investimentos importantes para a nossa indústria”, afirma.

A Novelis, empresa líder no setor de laminados de alumínio para o segmento de embalagens, espera repetir o bom desempenho de 2018, que teve alta de 15,7%. Segundo Augusto Nogueira, vice-presidente Comercial da Novelis América do Sul, a corporação anunciou investimento de R$ 650 milhões na fábrica de Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

“A expansão da principal unidade da Novelis na América do Sul beneficiará os setores de latas para bebidas e de especialidades, com o aumento da capacidade de produção de chapas em 100 mil toneladas/ano e da capacidade de reciclagem em 60 mil toneladas/ano. A expansão elevará a capacidade total da maior fábrica da América Latina para cerca de 680 mil toneladas/ano e a de reciclagem para 450 mil toneladas/ano”, detalha o representante da empresa.

>> Notícias da Lata - Edição 83

Mais notícias dessa publicação:

18-03-2019
Mais espaço
18-03-2019
Frente Renovada
18-03-2019
Santa Catarina!
18-03-2019
Curta na lata 83