22-06-2015

De olho nas embalagens

Pesquisa global indica que brasileiros são os que mais se influenciam com as embalagens e que 69% consideram extremamente importante o fato de elas serem facilmente recicladas ou reaproveitadas

O consumidor brasileiro sofre maior influência das embalagens em relação aos chineses, franceses alemães e norte-americanos. É o que revela pesquisa realizada pela MeadWestvaco Corporation (MWV), empresa global de embalagens que fornece soluções em diversas áreas como saúde, alimentos, bebidas e agronegócio. A última edição do levantamento, que é feito anualmente, foi realizada no final de 2014 e contou com a participação de mais de cinco mil pessoas do Brasil, EUA, China, França e Alemanha. O estudo explorou a influência das embalagens no comportamento de compra, satisfação com o produto e motivação dos consumidores.

As atitudes dos consumidores no momento da compra foram analisadas em onze categorias de bens de consumo, entre elas bebidas, cuidados pessoais e alimentos. De todos os entrevistados, 31% afirmaram que a embalagem é muito ou extremamente importante para a satisfação do consumidor com o produto. Mas quando o foco da pesquisa é o mercado brasileiro esse índice sobre para 52%. Essa informação demonstra que não basta ter um produto de qualidade nas prateleiras do supermercado, é importante também estar atento à embalagem desse produto.

A sustentabilidade da embalagem foi apontada pelos consumidores como um dos atributos que pode ser reforçado pelas empresas fabricantes de embalagens para melhorar e reforçar a satisfação do consumidor com o produto. Dos entrevistados, 69% afirmaram que o fato de a embalagem ser facilmente reciclada ou aproveitada é extremamente importante e 48% dos consumidores disseram estar muito satisfeitos com esse atributo.

Das onze categorias listadas, destaca-se a relacionada ao maior impacto das embalagens sobre as decisões de compra em produtos refrigerados, alimentos congelados, produtos de beleza, cuidados pessoais e bebidas. Nesses casos, pelo menos um em cada três consumidores afirmou que a embalagem é muito, ou extremamente importante para sua tomada de decisão no momento de comprar um produto.

“Marcas ainda são dominantes, mas elas também devem lembrar como suas escolhas de embalagem podem influenciar o comportamento de compra dos consumidores”, afirmou Cynthia Wolgien, gerente de Comunicação Corporativa da MWV.

As embalagens geram a sensação de satisfação moderada para 83% dos entrevistados, porém, a cada dez consumidores pesquisados apenas um respondeu estar plenamente satisfeito. Dado que apresenta aos fabricantes de embalagens uma grande fatia de mercado a ser explorada com a aplicação de tecnologias e processos de inovação.

Os países onde a pesquisa foi realizada foram escolhidos por representarem as principais regiões do mundo e incluírem mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. Entre eles, a importância da embalagem é mais destacada nos emergentes China e Brasil. Nesses países, a credibilidade da cadeia de abastecimento não é tão alta como na Alemanha e nos EUA. De maneira global, 37% dos consumidores que participaram do estudo apresentam disposição em tentar usar um produto por conta da embalagem que chamou sua atenção, ou compram novamente o produto por conta da funcionalidade da embalagem.

A pesquisa revela também que para mais de 77% dos consumidores que participaram do levantamento as marcas estão no caminho certo ao apresentar evoluções nas embalagens. Inclusive, por meio de novos processos tecnológicos que permitem aperfeiçoar formatos e apresentam ao fabricante do produto novas possibilidade de exploração da marca em praticamente 100% da embalagem. Os números permitem observar que há espaço para inovações direcionadas e que os consumidores desejam cada vez mais novidades.

“As percepções e expectativas dos consumidores com relação às embalagens, aplicadas aos diversos produtos, são influenciadas por diversos fatores regionais, econômicos, políticos e sociais, além de tendências globais”, reforçou Cynthia Wolgien.

Entre os brasileiros, 30% acreditam que as empresas podem melhorar a segurança dos produtos inovando nas embalagens. Índice acima da média mundial, que é de 25%. De acordo com a pesquisa, 92% dos consumidores brasileiros concordam que o desenvolvimento de novas embalagens tornou os produtos mais convenientes e de fácil uso. A média mundial é de 82%.

>> Notícias da Lata - Edição 61

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