Você já conhece a Abralatas?

A Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio , é uma associação civil sem fins lucrativos criada em março de 2003 pelos fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas, para estabelecer o intercâmbio de experiências com a sociedade e promover o desenvolvimento e o aumento da competitividade dessa embalagem e de sua cadeia produtiva no Brasil.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

  • MISSÃO: Representar os interesses comuns dos associados, promovendo o desenvolvimento do setor de latas de alumínio para bebidas com estímulos à economia circular.
  • VISÃO: O reconhecimento da lata de alumínio para bebidas como a embalagem mais sustentável do Brasil.
  • VALORES: Transparência, confiança, inovação, respeito ao indivíduo e ao meio ambiente.

Associados Fundadores

FABRICANTES DE LATAS DE ALUMÍNIO PARA BEBIDAS

Associadas Empresas

Entre em contato e se torne um dos associados Abralatas:
(61) 3327-2142 - abralatas@abralatas.org.br

Quem é quem

CÁTILO CÂNDIDO
Presidente Executivo

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Conselho de Administração

Ricardo Fontebasso

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Ricardo Bonazzi

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Anderson Stéfano

LinkedIn

Fauze Villatoro

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Roberto Castro

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Wilmar Arinelli Júnior

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Patrícia Araújo

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Eduardo Pacheco

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Paulo Dias

LinkedIn

Rodolpho Pires

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Ana Laura Cezare

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Jorge Bannitz

LinkedIn

Eventos

09 A 11 DE ABRIL

Anuga Select Brazil

Maior Feira de Alimentos e Bebidas das Américas

Distrito Anhembi – São Paulo -SP

Das 10:00 às 19 horas

Mais informações: https://anuga-brazil.com.br/

Reconhecimentos

PRÊMIO LIXO ZERO 2020

Prêmio Lixo Zero 2020 premiou a Abralatas na categoria Logística Reversa. Mesmo com índices tão elevados e inspiração para a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o setor não se acomodou e reafirmou a sua responsabilidade com o meio ambiente com o Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas junto ao Ministério do Meio Ambiente.

PRÊMIO EMBANEWS 2018

Categoria: Entidade do Ano

A Abralatas recebeu o Troféu Roberto Hiraishi como Entidade do Ano no 27º Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews, da revista especializada em embalagem Embanews.

PRÊMIO ABRAMPA 2017

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) contemplou a Abralatas com o Troféu Entidade Amiga do Meio Ambiente e da Abrampa. A premiação foi concedida durante o XVII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.

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PLATTS GLOBAL METALS AWARDS

Categoria: Corporate Social Responsibility Award 2016

A agência Platts, uma das líderes mundiais em informações sobre energia e commodities, conferiu à Abralatas o primeiro lugar na categoria Corporate Social Responsibility, no Platts Global Metal Awards 2016. É a primeira vez que uma associação é indicada e contemplada com um prêmio Platts.

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Certificado Educares

Categoria: Prática de Referência EducaRES 2014 (Ciclo de Debates Abralatas)

Considerado uma iniciativa de destaque na área de Educação Ambiental de gestão de resíduos sólidos e inspirador à aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Ciclo de Debates da Abralatas recebeu, em 2014, o certificado “Prática de Referência EducaRES”, concedido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA.

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PRÊMIO COLUNISTAS 2009

Categoria: Branding ou Design Corporativo/Relatório de Diretoria (Revista da Lata ed. 2013)

O 29ª Prêmio Colunistas, oferecido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), a mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil, premiou a sétima edição da Revista da Lata da Abralatas, com criação da agência Frisson Comunicação e redação da CDN Comunicação Corporativa.

Conheça a publicação Revista da Lata ed. 2013

Prêmio Jorge Salim 2009

Categoria: Revistas Periódicas/Institucionais de Caráter Variado com Recursos Gráficos Especiais (Revista da Lata ed. 2009) e Embalagem (Caixa de Brindes Abralatas 2010)

Organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas (Sindigraf-DF) e pela Associação Brasileira das Indústrias Gráficas (Abigraf-DF), a premiação divulga a qualidade dos trabalhos gráficos produzidos no Distrito Federal. A publicação Revista da Lata da Abralatas ed. 2009 recebeu o prêmio “Prata Isolada” na categoria Design Gráfico. A embalagem para brindes criada pelas Abralatas em 2014 também foi vencedora do Prêmio na categoria Embalagem.

Conheça a publicação Revista da Lata ed. 2009

37º Festival Brasileiro de Publicidade 2011

Categoria: Design Gráfico (Revista da Lata ed. 2011)

Realizado pela Associação Brasileira de Propaganda, o Festival Brasileiro de Publicidade é a primeira competição profissional criada no país para valorizar a alta qualidade da criação e da produção publicitária brasileira. A publicação Revista da Lata da Abralatas ed. 2011 recebeu o prêmio “Lâmpada de Prata” na categoria Design Gráfico.

Conheça a publicação Revista da Lata ed. 2011

FAQ

Perguntas Frequentes

QUEM SOMOS?

Somos a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio.

Trabalho com fabricação de bebidas e estou interessado em comprar latinhas, como faço?

Não realizamos venda direta de latas. No site www.abralatas.org.br, na aba Associados, você encontra os contatos e a localização dos fabricantes de latas de alumínio no Brasil para tratar sobre questões comerciais.

Gostaria de fazer um orçamento, como faço?

Aqui nosso site (www.abralatas.org.br), na aba Associados, você encontra os contatos e a localização dos fabricantes de latas de alumínio no Brasil para tratar sobre questões comerciais.

Gostaria de uma vaga de emprego, como faço?

Para verificar a abertura dos processos seletivos para vagas de emprego você deve entrar em contato com as empresas associadas: Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens. No site da Associação dos Fabricantes de Latas de Alumínio www.abralatas.org.br na aba Associados, você encontra os contatos e a localização dos fabricantes de latas de alumínio no Brasil. Boa sorte!

Quero encaminhar o meu currículo para as empresas associadas, como faço?

Você pode acessar o site das fabricantes ou entrar em contato com as empresas por meio dos canais oficiais abaixo. Boa sorte!

Ardagh: https://www.ardaghgroup.com/

Email: comercial.agbr@ardaghgroup.com

Escritório São Paulo
+55 (11) 2171 2400

Planta de Jacareí
+55 (12) 2127-4700

Planta de Alagoinhas
+55 (75) 3182-3800

Planta de Manaus
+55 (92) 2101-4100

Ball: https://www.ball.com/region-selection

Email: NovosNegocios@ball.com

Telefone: +55 (12) 3904-9700

Horário de atendimento: 8h às 17h

CanPack Brasil: https://www.canpack.com/

Escritório Fortaleza
+55 (85) 3879-9701

Planta de Maracanaú
+55 (85) 3299-7302

Planta de Itumbiara
+55 (64) 3430-6010

Crown Embalagens: https://www.crowncork.com/

Telefone: +55 (11) 4529-1000.

Gostaria do contato de algum fornecedor, como faço?

Aqui no nosso site (www.abralatas.org.br), na aba Associados, você encontra os contatos e a localização dos fabricantes de latas de alumínio no Brasil para tratar sobre questões comerciais.

Gostaria de propor uma parceria/patrocínio para a ABRALATAS, como faço?

Você pode encaminhar para o email abralatas@abralatas.org.br. Agradecemos o interesse e retornaremos em breve!

Gostaria de mais informações sobre a empresa para trabalhos escolares e/ou acadêmicos, como faço?

Você pode encaminhar um e-mail para abralatas@abralatas.org.br. Caso as informações sejam de cunho mais técnico, sugerimos que entre diretamente em contato com as empresas fabricantes. Aqui em nosso site www.abralatas.org.br, na aba Associados, você encontra os contatos dos fabricantes de latas de alumínio no Brasil.

Contatos

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Lata de Alumínio

História da lata de alumínio para bebidas

FORMATO DA LATA

A lata de alumínio para bebidas é uma embalagem versátil que permite o desenvolvimento de inúmeras inovações em formatos e impressões, de acordo com as necessidades dos fabricantes de bebidas e dos consumidores.

Confira abaixo a estrutura básica de uma latinha:

  • Flange

    É a parte superior da latinha.

  • Pescoço

    O corpo da lata é estreitado, para acomodar a tampa que é menor.

  • Corpo

    Esta liga de alumínio normalmente contém 1% de magnésio, 1% de manganês, 0,4% de ferro, 0,2% de silicone e 0,15% de cobre. O corpo é laminado até atingir uma espessura de 0,0001 polegadas e é mais espessa na parte inferior, para maior segurança. Resiste a uma pressão interna de 90 libras/polegada quadrada e pode suportar 250 libras de peso.

  • Rótulo

    O acabamento perfeito é uma das principais razões dos fabricantes de bebidas adotarem em grande escala as latas de alumínio. Os rótulos são impressos pelos fabricantes de latas de alumínio para bebidas.

  • Base

    O fundo da lata tem a forma convexa, para resistir a pressão interna.

  • Tampa

    A tampa pode representar 25% do peso total. Consiste de uma liga que contém menos manganês e mais magnésio do que o corpo da lata, o que a torna mais forte. Para economizar peso, os fabricantes fazem a tampa com um diâmetro menor do que o corpo da lata.

  • Anel

    Esta peça é fixada pelo rebite.

  • Rebite

    Esta parte integrante da tampa, que é usada para fixar o anel, é feita curvando-se o centro da tampa ligeiramente para cima. Em seguida, é puxada para formar o rebite.

CONHEÇA AS VANTAGENS DA LATINHA

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA LATA DE ALUMÍNIO PARA BEBIDAS

O corpo e a tampa da lata são produzidos em unidades fabris diferentes.
Utilize a navegação abaixo e conheça um pouco mais.

Corpo da latinha

  • 1. FORMAÇÃO DO COPO

    As chapas de alumínio, para copo, chegam à fábrica de latas na forma de grandes bobinas. As chapas são introduzidas continuamente numa máquina de prensagem de copos (Minster), que corta milhares de discos por minuto e os transforma em copos rasos. Toda a sobra desta etapa (esqueleto) é reciclada para a produção de novas chapas.

  • 2. FORMAÇÃO DO CORPO E APARA

    O copo raso segue para outra máquina (BodyMaker), onde a lata começa a ter o formato final. O copo raso é submetido a uma grande pressão por uma série de anéis de precisão, cada um levemente menor que o anterior. Este movimento reduz a espessura da parede do copo e o torna mais longo gradativamente, além de formar o fundo da lata. Depois da BodyMaker, as latas passam pelo Trimmer, equipamento que apara a borda superior dos corpos já esticados, para que todos eles tenham o mesmo comprimento nominal.

  • 3. LAVAGEM E SECAGEM

    Já nivelados, os corpos são submetidos a uma lavagem interna e externa de alta eficiência que visa à remoção de partículas e resíduos oriundos do processo de formação do corpo, passando depois por um forno de secagem. Após esta etapa, as latas já estão prontas para receber a impressão de seus rótulos.

  • 4. IMPRESSÃO DO RÓTULO E REVESTIMENTO EXTERNO

    Os corpos lavados e secos entram na fase de impressão dos rótulos, feita por meio de um processo de flexografia (litografia) que pode utilizar até oito cores, aplicadas na latinha em um mesmo movimento. Em seguida, quase que simultaneamente, a lata recebe uma camada externa de verniz incolor, para dar melhor acabamento e brilho, além de evitar que a tinta descasque, e outra camada no fundo, para garantir a mobilidade da lata.

  • 5. SECAGEM, CURAGEM E REVESTIMENTO INTERNO

    As latas já rotuladas passam por um forno, agora com o intuito de curar o verniz de proteção externa. Em seguida, é aplicado o verniz interno, que forma um revestimento de proteção na parte de dentro da lata. Este procedimento é realizado para garantir que o líquido envasado não entre em contato com a superfície metálica, evitando algum tipo de oxidação ou alteração no sabor da bebida. As latas então são levadas novamente a um forno, para secagem e curagem do verniz interno.

  • 6. FORMAÇÃO DO PESCOÇO

    O corpo já rotulado é submetido ao processo de formação do pescoço (Necker), no qual a extremidade aberta do corpo é submetida a uma pressão que diminui o diâmetro da abertura, formando o pescoço e o perfil da borda para encaixe da tampa.

  • 7. CONTROLE DE QUALIDADE

    As latas passam por um processo de controle de qualidade em cada etapa de sua formação. No estágio final, é realizada uma série de testes adicionais, incluindo feixe de luz de alta intensidade e câmeras de inspeção interna e externa, onde são detectados os mínimos defeitos. As latas com defeitos são automaticamente excluídas.

  • 8. PALETIZAÇÃO

    Depois de prontas e inspecionadas, as latas são embaladas para armazenagem e transporte, empilhadas em pallets.

Tampa da latinha

  • 1. FORMAÇÃO DA TAMPA BÁSICA

    A primeira etapa do processo de fabricação da tampa é chamada de formação da tampa básica. Na prensa, é cortado um disco que é moldado através de várias etapas. Por fim, é formada a reborda, em uma etapa onde são moldadas as partes da tampa que irão garantir sua recravação, ou seja, sua fixação na lata.

  • 2. APLICAÇÃO DO SELANTE

    As tampas básicas recebem uma quantidade controlada de selante,sobre uma área específica da reborda. O selante ajuda a garantir a perfeita vedação no momento da recravação, evitando, assim, vazamentos da bebida ou perda de gás.

  • 3. FORMAÇÃO DO ANEL E CONVERSÃO DA TAMPA BÁSICA EM TAMPA ACABADA

    Agora, as tampas básicas se transformam em tampas acabadas. É um processo que envolve minuciosas operações de conformação do metal para a formação dos relevos, do rebite para sustentação do anel e da linha de corte que permite a abertura da tampa. Trata-se de uma etapa extremamente complexa e que exige rigoroso controle.

  • 4. TAMPA FINALIZADA

    Depois de finalizada, a tampa é recravada no corpo da lata, durante o processo de envase nos fabricantes de bebidas.

    Saiba mais

Dados do Setor




Soluções e formatos

Formatos produzidos no Brasil


  • Formato: 7,5 oz (220ml)

  • Formato: 8,4oz - Squat (250ml)

  • Formato: 8,4oz - Slim (250ml)

  • Formato: 9,1oz - Sleek (269ml)

  • Formato: 10,5oz - Sleek (310ml)

  • Formato: 11,16 oz (330ml)

  • Formato: 12oz - Sleek (350ml)

  • Formato: 12oz - (350ml)

  • Formato: 13,9oz - Xsleek (410ml)

  • Formato: 16oz - (473ml)

  • Formato: 16,9oz - (500ml)

  • Formato: 18,6oz - (550ml)

  • Formato: 24oz - (710ml)

Meio Ambiente

Saiba mais sobre a latinha e o meio ambiente

Passo a passo do ciclo de vida da latinha

O ciclo de vida da latinha de alumínio para bebidas é de até 60 dias. Nesse período as embalagens são coletadas, recicladas e novas latas chegam aos pontos de venda.

Os slides abaixo detalham bem o ciclo de vida da embalagem, desde o descarte da latinha, passando pela coleta, reciclagem, fusão e laminação da chapa, que dará forma a uma nova lata, envase e envio aos pontos de venda até o consumo. Esse ciclo de até 60 dias envolve diversos processos de produção e uma ampla cadeia de profissionais.

  • O consumidor compra bebidas em latas de alumínio

  • Depois do consumo, a lata é coletada para reciclagem

  • As cooperativas de reciclagem e os depósitos reúnem as latas coletadas

  • As latas passam por um enfardador onde são compactadas, seguindo para as recicladoras

  • Na entrada das recicladoras os fardos passam por detectores de radiação

  • Os fardos são fragmentados para retirada de impurezas

  • Os fragmentos isentos de impurezas são conduzidos ao forno para derretimento

  • Após derretimento, a qualidade do alumínio é atestada e o metal ganha forma de lingotes

  • A laminação transforma os lingotes de alumínio em chapas finas

  • As chapas são transformadas em latas

  • As latas recebem as bebidas

  • Os produtos são encaminhados ao mercado

Para onde vai a latinha

Benefícios da reciclagem da lata de alumínio

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Compromisso Abralatas: PNRS

Líder mundial em reciclagem, a lata de alumínio para bebidas é uma referência em sustentabilidade e atende integralmente à legislação ambiental brasileira, especialmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco regulatório sobre destinação adequada de resíduos pós-consumo, que inclusive se inspirou no modelo de sucesso da reciclagem da latinha.

O setor é caracterizado pelo alto índice de reciclagem – 97,4% em 2020 – colocando o Brasil como um dos campeões mundiais nesse ranking, com média superior a 90% nos últimos 20 anos e muito acima em relação as demais embalagens para bebidas. São aproximadamente 400 mil toneladas de latas ou 30 bilhões de unidades recicladas anualmente, o que corresponde a ¼ de todo alumínio comercializado no País, geração de renda acima de R$ 5 bilhões por ano e economia de 5.000 GWh/ano ou 1,0% do total consumido no Brasil.

Esse elevado nível de reciclagem ainda reduz, em média, 70% a emissão de gases de efeito estufa e o consumo de energia elétrica em todo o ciclo de vida da embalagem, beneficiando diretamente contingente de quase 1 milhão de catadores de materiais recicláveis.

Mesmo com relevantes ganhos sociais, econômicos e ambientais, o setor continua buscando se aperfeiçoar. Saiba mais em https://www.abralatas.org.br/ministerio-do-meio-ambiente-assina-termo-de-compromisso-da-lata-de-aluminio-para-bebidas/

Economia Verde

A Frente Economia Verde surgiu a partir de um manifesto público em 2018, como um foro democrático multipartidário e multissetorial
que marcou o início de uma nova etapa nos debates nacionais sobre a regulação da atividade econômica e sua relação com o meio ambiente.
A Abralatas é uma das associações parceiras da Frente.

Acesse o site e saiba mais:

https://www.frenteeconomiaverde.com.br.

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