27-08-2015

Cerveja artesanal brasileira luta pela sobrevivência

Enquanto as microcervejarias americanas ampliam suas vendas com o envasamento em latas, as brasileiras têm outras preocupações pela frente: a própria sobrevivência. O problema, relata o presidente da Associação Brasileira das Cervejas Artesanais (Abracerva), Jorge Gitzler (foto), é a quantidade de impostos existente na bebida, uma carga tributária em torno de 60%, independente do volume produzido. “Hoje é completamente inviável ter uma microcervejaria.”, afirmou.

Uma primeira vitória veio no início de julho, na Comissão Especial do Supersimples, da Câmara dos Deputados. O relatório aprovado do deputado João Arruda (PMDB) incluiu a produção artesanal de cervejas, vinhos, licores e aguardentes no Supersimples, regime simplificado de tributação para micro e pequenas empresas. Pela proposta, a definição de atividade artesanal deverá ser regulamentada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional em até 180 dias após a sanção da lei.

Em seu parecer, o relator lembrou que as empresas do setor de bebidas artesanais “geram quantidade expressiva de emprego e renda, merecendo regra de tributação condizente com seu porte”. João Arruda destacou a necessidade de tratamento diferenciado previsto na Constituição Federal, pois “micro e pequenas empresas não podem ser tributadas como as de maior porte e que produzem em larga escala”.

A mudança, acredita Gitzler, deve reduzir a carga tributária em cerca de 30% e garantir a sobrevivência do setor. Segundo a Abracerva, entidade criada há pouco mais de dois anos, há no país aproximadamente 300 microcervejarias artesanais, que movimentam cerca de R$ 3 bilhões por ano e representam em torno de 4 a 5% do mercado de cerveja.

Segundo Jorge Gitzler, o envasamento em lata ainda está distante para o microcervejeiro nacional. O custo do equipamento e a dificuldade de comprar grandes quantidades da embalagem são fatores que dificultam a adoção da lata pelas cervejarias artesanais. De qualquer forma, informou que pretende buscar soluções para que as microcervejarias sigam também a tendência mundial de utilização da latinha para cervejas.

>> Notícias da Lata - Edição 62

Mais notícias dessa publicação: