27-08-2015

Brasil Brau

Evento mostra interesse de microcervejarias pela embalagem

O interesse pelo envasamento em latas motivou a participação do presidente executivo da Abralatas, Renault Castro, na Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, realizada em julho, em São Paulo/SP. O evento contou com a participação de expositores do Brasil, China, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Colômbia e teve a presença de diversas microcervejarias brasileiras.

Renault mostrou a evolução da participação da lata no mercado de cerveja e apresentou as vantagens da embalagem para a conservação da bebida e para o consumidor. “Cerca de 60 cervejarias de pequeno porte já utilizam latas de alumínio no Brasil”, afirmou.

Fernando_Ara_jo_02Sua palestra contou com a participação de Fernando Araújo (foto), da Santamate, de Santa Maria/RS, que produz a cerveja Província. Uma das pioneiras na utilização da lata no país, a Província comercializa suas cervejas Lager, Red, Dunkel, IPA e sem álcool na embalagem. “Quem está atuando no segmento em lata com cervejas especiais está tendo uma boa resposta do mercado”, afirmou Fernando, destacando que a embalagem “tem uma boa visibilidade na prateleira, o que ajuda a melhorar as vendas.”

Segundo ele, o consumidor brasileiro está se habituando a essa nova realidade de mercado e passa a consumir em lata “pela facilidade em transportar e gelar o produto, e segurança no consumo”. Em termos de qualidade, garante, não há diferença. “Na lata há um pouco menos de carbonatação, o que deixa a cerveja menos ‘picante’, porque o CO2 oferece um pouco mais de frescor ao produto. Mas se você pergunta a um especialista, sem mostrar a embalagem, se foi envasado em lata ou não, não há como distinguir”, afirmou, destacando que vê crescimento no uso da embalagem. “Na Brasil Brau a gente viu várias microcervejarias interessadas em usar a lata.”

As melhores disponíveis no Brasil

No final do ano passado, o suplemento Paladar, do jornal O Estado de São Paulo, testou 29 cervejas especiais em lata vendidas no Brasil e selecionou as dez melhores, destacando entre as vantagens da embalagem a proteção à luz. “A luz tem dois efeitos na cerveja. O primeiro é que ela transforma as moléculas que dão amargor na cerveja. A mudança dá aromas que são descritos como ‘de gambá’. O segundo é que ela degrada os óleos essenciais do lúpulo, responsáveis pelas notas aromáticas. Na lata, a incidência de luz é zero e com isso os buquês aromáticos, característicos das cervejas americanas da nova escola, são mais protegidos.”

Das dez, oito são americanas, uma é francesa e uma inglesa. Veja a relação abaixo:

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No Reino Unido é ouro

O que parece ser uma tendência mundial, o crescimento do uso da lata por cervejarias artesanais também atingiu o tradicionalíssimo mercado britânico. Foi criada até uma competição oficial, o Indie Beer Can. O festival, uma parceria entre os fabricantes de latas e a Society of Independent Brewers (Siba), revela as melhores cervejas artesanais em lata do Reino Unido. No ano passado, as vencedoras do Indie Beer Can Festival foram: Adnams Ghost Ship (ouro), Thwaites 13 Guns (prata) e a Arbor Ales Breakfast Stout (bronze).

 

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>> Notícias da Lata - Edição 62

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