15-10-2015

Benefícios atestados

Estudo confirma vantagens ambientais da reciclagem da lata de alumínio, que reduz em 70% as emissões de CO2

Os benefícios gerados ao consumidor e à indústria pela adoção das latinhas de alumínio como embalagem dos produtos vendidos nas gôndolas de supermercados já estão comprovados por meio de testes e avaliações. Mas quando se analisa a sustentabilidade de um produto é preciso estender a pesquisa para toda a cadeia produtiva dele, observando inclusive os diferentes aspectos ambientais associados.

Estudo conhecido como Análise do Ciclo de Vida (ACV), realizado no Brasil pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea/Ital), permite quantificar os benefícios da reciclagem, por meio do Inventário do Ciclo de Vida da lata de alumínio para bebidas, embalagem que apresenta o maior índice de reciclagem entre todos os materiais analisados. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) e pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

“A Análise do Ciclo de Vida da lata pode servir como uma referência para a regulação governamental comparar impactos ambientais de produtos e serviços, bem como para subsidiar políticas públicas que estimulem a produção e o consumo sustentáveis”, comentou o presidente executivo da Abralatas, Renault Castro.

O Cetea/Ital, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, analisou todas as fases da produção e distribuição da lata, considerando os respectivos impactos ambientais, abrangendo desde a extração da bauxita, mineral utilizado na produção do alumínio primário, até a fabricação da lata e sua distribuição. O consumo de água e energia elétrica no processo produtivo e o uso de combustível no transporte também foram considerados. Da cadeia de reciclagem, foram observados os dados de coleta, transporte da lata pós-consumo (sucata) e processo de reciclagem.

Foram considerados três cenários para a produção de latas e tampas de alumínio: o primeiro, utilizando apenas metal primário (ou seja, como se não utilizasse material reciclado); o segundo, com a produção utilizando 50% de metal primário e 50% de metal reciclado e, o terceiro, considerando 98% de latas recicladas (índice aproximado ao observado em 2012).

De acordo com o estudo, o aumento da taxa de reciclagem reduz, de maneira significativa, o consumo de energia, de água e de recursos naturais. A análise do Ciclo de Vida indica também redução de 70% nas emissões de CO2 com a reciclagem da lata de alumínio, o que contribui para a diminuição do aquecimento global.

Redução de impacto ambiental em relação ao cenário sem reciclagem (%)

tabela

Fonte: Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea/Ital).
Elaboração: Abralatas.

 

Atitude do consumidor

Sustentabilidade da embalagem é fator importante no momento da compra, diz pesquisa

A Análise do Ciclo de Vida será fundamental para os setores que aderirem à rotulagem ambiental, que está em processo de implantação pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). A utilização do rótulo será voluntária, mas ajudará o consumidor a tomar decisões no momento da compra, como faz hoje com os indicadores nutricionais.

Segundo pesquisa realizada pela MeadWestvaco Corporation (MWV), empresa global de embalagens que fornece soluções em diversas áreas como saúde, alimentos, bebidas e agronegócio, os brasileiros consideram extremamente importante o fato de a embalagem ser facilmente reciclada ou reaproveitada. A sustentabilidade da embalagem foi apontada pelos consumidores como um dos atributos que podem ser reforçados pelas empresas fabricantes de embalagens para melhorar e reforçar a satisfação do consumidor com o produto.

Dos entrevistados, 69% afirmaram que o fato de a embalagem ser facilmente reciclada ou aproveitada é extremamente importante. A última edição do levantamento, que é feito anualmente, foi realizada no final de 2014, e contou com a participação de mais de cinco mil pessoas do Brasil, EUA, China, França e Alemanha. O estudo explorou a influência das embalagens no comportamento de compra, satisfação com o produto e motivação dos consumidores.

O Inmetro concluiu o período de consulta pública e realizou uma audiência com as instituições e profissionais que apresentaram comentários sobre o tema. Depois disso, publicará os requisitos definitivos da rotulagem ambiental e iniciará um projeto piloto. Diversos setores estão acompanhando o tema, de olho inclusive no mercado internacional, cada vez mais exigente.

>> Notícias da Lata - Edição 63

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