21-12-2018

296 mil toneladas!

Volume de latas recicladas bate recorde no Brasil e setor confirma novos investimentos em 2019

indice_de_reciclagem

 

 

Os números da reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil confirmaram os bons resultados do setor no campo da sustentabilidade. Quase todas as latas vendidas em 2017 retornaram ao ciclo produtivo, alcançando índice de 97,3% de reciclagem. Das 303,9 mil toneladas de latinhas colocadas no mercado em 2017, 295,8 mil toneladas foram recolhidas e recicladas, frente a um volume de 280 mil toneladas em 2016. Desde 2004, o índice se mantém acima dos 90%, colocando o país entre os líderes mundiais da reciclagem dessa embalagem. Os números foram anunciados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal), durante o lançamento, em Brasília (DF), da Frente Parlamentar pela Criação de Estímulos Econômicos para a Preservação Ambiental .

 

 

RENAULT CASTRO Presidente executivo da Abralatas

RENAULT CASTRO
Presidente executivo da Abralatas

 

Para Renault Castro, presidente executivo da Abralatas, o elevado índice de reciclagem da lata deixa clara a necessidade de um debate como o que será conduzido pela Frente Parlamentar. “Hoje, o reaproveitamento do mesmo material já tributado nem é considerado como atenuante para a carga tributária. O consumidor paga imposto sobre o mesmo produto várias vezes, já que a latinha mantém índice de reciclagem próximo a 100% há mais de 10 anos”, esclarece. Renault acha que o tema ganha impulso com a criação da Frente. “O principal objetivo da utilização de instrumentos tributários deve ser o de fazer com que os preços de mercado dos diversos bens e serviços reflitam seus custos sociais e ambientais, além dos custos materiais, de produção e de comercialização, sem elevação de impostos.”

 

 

MILTON REGO Presidente executivo da Abal

MILTON REGO
Presidente executivo da Abal

 

 

O presidente executivo da Abal, Milton Rego, lembra que, mesmo diante das adversidades, o setor não deixa de investir. Ele destacou que, apesar da forte retração econômica que o país sofre desde 2015, a reciclagem de alumínio está em plena expansão no Brasil. “As duas maiores empresas do segmento, a Novelis e o Grupo ReciclaBR, nossas associadas, acabam de anunciar planos importantes para o ano que vem. O Grupo ReciclaBR vai inaugurar novos centros de coleta no país e uma planta de fundição em Minas Gerais. Já a Novelis, investirá R$ 650 milhões em sua fábrica em Pindamonhangaba (SP). Movimentos assim é que garantem a liderança mundial do Brasil no índice de reciclagem de latas”, conclui o executivo.

 

MÁRIO FERNANDEZ Coordenador do Comitê de Reciclagem da Abal e CEO do Grupo ReciclaBR

MÁRIO FERNANDEZ
Coordenador do Comitê de Reciclagem
da Abal e CEO do Grupo ReciclaBR

 

 

 

Para Mário Fernandez, Coordenador do Comitê de Reciclagem da Abal e CEO do Grupo ReciclaBR, o índice de reciclagem da latinha mostra com otimismo como a cadeia dessa embalagem está inserida na Economia Circular. “E no que depender do Grupo ReciclaBR, iremos contribuir para a manutenção do alto índice de reciclagem, pois temos sólidos investimentos planejados”, completa.

 

 

 

 

 

>> Notícias da Lata - Edição 82

Mais notícias dessa publicação: